Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Bahia

Jovem perde rim em cirurgia e hospital entrega órgão em sacola para família

Sesab admitiu erro no procedimento

Jovem perde rim em cirurgia e hospital entrega órgão em sacola para família

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 27 de julho de 2022 às 06:40

O motoboy Jeferson Oliveira Bispo foi baleado, na última sexta-feira (22), após ser abordado por homens armados quando passava por uma das ruas do bairro de Itinga. Moradores socorreram o jovem para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com a gravidade do ferimento, Jefferson foi transferido para o Hospital Menandro de Faria. Durante uma cirurgia, o rapaz perdeu um rim que foi entregue à família dele em uma sacola. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) admitiu, nesta terça-feira (26), erro no procedimento. 

Segundo os relatos, a namorada de Jeferson, Andreza Silva, que o acompanhava nos atendimentos, foi chamada pela equipe médica da unidade, e foi informada de que precisaria pegar "uma peça do namorado". Ao chegar à área do hospital em que o material seria retirado, ela percebeu que estava segurando o rim de Jeferson e ficou assustada.. O órgão foi entregue junto com uma solicitação de exame de anatomia patológica, e a indicação de clínicas onde o procedimento poderia ser feito.

Depois do ocorrido, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) admitiu nesta terça-feira (26), que houve erro do Hospital Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, ao entregar o órgão à família dentro de um saco plástico.

Após admitir o erro, a Sesab afirmou que apura o caso, e diz que a situação pode ter acontecido por causa de uma "falha no fluxo do atendimento". O paciente segue internado na unidade, e o estado de saúde dele é estável.