Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Bahia

Secretaria de Segurança Pública da Bahia abre edital para contratação de câmeras corporais para policiais

A pasta vai realizar no dia 8 de maio, às 10h, o pregão eletrônico para registro de preço e contratação da ferramenta

Secretaria de Segurança Pública da Bahia abre edital para contratação de câmeras corporais para policiais

Foto: Alberto Maraux/ SSP

Por: Metro1 no dia 19 de abril de 2023 às 13:45

Atualizado: no dia 19 de abril de 2023 às 14:48

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou uma licitação de contrato de câmeras corporais, ou bodycams, para uso de policiais em serviço. O aviso foi divulgado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (19). A pasta vai realizar no dia 8 de maio, às 10h, o pregão eletrônico para registro de preço e contratação da ferramenta.

De acordo com a SSP-BA, a solução deve possibilitar a captação, transmissão, armazenamento e gestão de evidências digitais obtidas pelos equipamentos usados por policiais e bombeiros durante suas atividades. O processo será gerenciado pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da pasta.

"Após o pregão, no próximo dia 8 de maio, a empresa vencedora seguirá para a prova de conceito antes da aquisição do produto", detalhou o secretário Marcelo Werner. Segundo ele, a aquisição da tecnologia visa, entre outros objetivos, a dar mais transparência às ações policiais, sendo as imagens utilizadas, inclusive, como provas da licitude das ações das equipes nas ruas.

Em janeiro, Marcelo Werner afirmou que câmeras serão instaladas nos uniformes dos policiais durante o mandato do governador Jeronimo Rodrigues (PT). A afirmação foi feita durante a cerimônia de posse dos secretários, na Assembleia Legislativa do estado, em Salvador.