Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Bahia

Governador se reúne com prefeitos e ministros para discutir combate à dengue

Secretaria de saúde do estado tem mais de 6 mil notificações com suspeitas da doença

Governador se reúne com prefeitos e ministros para discutir combate à dengue

Foto: Divulgação / GOVBa

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2024 às 13:05

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu na manhã deste sábado (17) com prefeitos e representantes de 43 municípios baianos afetados pela epidemia de dengue para definir estratégias de combate à doença. A reunião contou com a presença do senador Jaques Wagner, do ministro da Casa Civil, Rui Costa e da secretária de saúde do estado, Roberta Santana. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou por videoconferência. 

Dados da Secretaria de Saúde apontam  6,3 mil casos prováveis de dengue no estado, entre 31 de dezembro do ano passado e o último dia 14 de fevereiro. Durante a reunião, foi discutida a necessidade de ampliar o atendimento aos municípios em situação crítica, além de promover orientações à população sobre a importância da prevenção e os sintomas da dengue.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Sesab delineou estratégias emergenciais, entre elas,  visitas regulares às unidades de saúde e hospitais públicos, visando capacitar as equipes estaduais e municipais através do programa Telessaúde. Além disso, serão utilizados drones para mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito é uma inovação tecnológica que fortalecerá as ações de vigilância epidemiológica. Outra medida crucial é a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas.

Entre os 43 municípios baianos em situação crítica diante da epidemia de dengue, destacam-se Anagé, Belo Campo, Vitória da Conquista, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporā, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas, Barra do Mendes, Piritiba, Serrolândia, Lajedão, Chorrochó, Jaborandi, Caturama, Macaúbas, Tanque Novo, Cordeiros, Manoel Vitorino, Cafarnaum, Mairi, Nova Viçosa, Adustina, Carinhanha, Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Camaçari.