Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Justiça Federal manda desocupar imóveis em Morro de São Paulo

Bahia

Justiça Federal manda desocupar imóveis em Morro de São Paulo

Estruturas foram construídas em área com risco de deslizamento

Justiça Federal manda desocupar imóveis em Morro de São Paulo

Foto: Rennan Calixto/GOVBA

Por: Metro1 no dia 30 de março de 2024 às 10:06

A Justiça Federal de Ilhéus acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou a imediata desocupação e interdição de 17 imóveis localizados nas proximidades do Morro da Mangaba, situado na Segunda Praia de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, município de Cairu, na Bahia. A medida deve ser executada pela Prefeitura e pela União em até 30 dias. De acordo com laudo do MPF, há alto risco de deslizamento de blocos rochosos no local. 

A decisão liminar, que também fixa multa de R$ 10 mil para cada imóvel não desocupado e interditado no prazo estipulado, se deu no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo MPF em 2021.

Na ação, o MPF relata a omissão dos entes federal e municipal em adotar providências concretas para mitigar riscos de desabamento de blocos de algumas falésias situadas em Morro de São Paulo, seja mediante a devida capacitação da defesa civil municipal ou através da fiscalização efetiva da ocupação do território municipal. A região está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

A atuação do MPF teve início em 2009 e em 2020, após diversas apurações e visitas ao local, o MPF expediu recomendação para que o Município de Cairu, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a SPU adotassem providências para mapear as áreas de risco, fortalecer a fiscalização, impedir a expansão de construções irregulares e adotar protocolos de prevenção e segurança, entre outras medidas para proteção das falésias e da população. Diante da omissão dos órgãos em adotar as providencias necessárias, o caso foi judicializado.