Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Globo reconhece erros em matéria sobre o VLT de Salvador e pede desculpas no Jornal Nacional

Bahia

Globo reconhece erros em matéria sobre o VLT de Salvador e pede desculpas no Jornal Nacional

Antes do pedido de desculpas e das correções da emissora, a gestão estadual já havia se pronunciado, em nota, classificando as informações como falsas

Globo reconhece erros em matéria sobre o VLT de Salvador e pede desculpas no Jornal Nacional

Foto: Reprodução/Rede Globo

Por: metro1 no dia 02 de abril de 2024 às 06:20

A Rede Globo, por meio do Jornal Nacional, admitiu erros em informações veiculadas em uma matéria do noticiário no último sábado (30), sobre o VLT (Veículo Leve sob Trilhos) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Na edição desta segunda-feira (1º), o âncora pediu desculpas por não ter apontado na matéria "desperdício de dinheiro público" e por não ter citado que a licitação do modal não estava mais suspensa. 

“A reportagem mostrou que, nos últimos três anos, a suspensão de uma linha de trem deteriorada impôs dificuldade aos cidadãos que a usavam, porque o VLT ainda passa por uma licitação nova, num projeto maior do que o original. A reportagem errou ao não informar que a Justiça já tinha revogado, dois dias antes, uma liminar que havia suspendido essa licitação”, afirmou o jornalista.

“Outro erro foi em uma chamada do Jornal Nacional do sábado. Ela mencionava um suposto caso de desperdício de dinheiro público. E não era esse o problema, porque o canteiro de obras e os anteprojetos podem ser aproveitados no projeto novo. O que a reportagem abordava eram as dificuldades do cidadão com o atraso da obra. Portanto, nós fazemos aqui essas correções com um pedido de desculpas pelos erros”, emendou.

Antes do pedido de desculpas e das correções da emissora, a gestão estadual já havia se pronunciado, em nota, classificando as informações como falsas. Após as correções, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) compartilhou o trecho em que o jornalista admite os erros.

"O jornalismo é uma atividade fundamental para a democracia e que exige muita responsabilidade de apuração. Ao fazer esta retratação, o telejornal cumpre o seu papel. O compromisso com o dinheiro público e com o bem-estar da população baiana pautam todas as nossas ações. Neste caso específico do VLT, todo o valor investido até então foi empregado em anteprojetos e canteiro, que serão reaproveitados no novo projeto, que é ainda mais amplo para a modernização da mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana", escreveu o gestor.