Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Polícia Federal realiza operação contra fraude à licitação de empresa em Ilhéus

Bahia

Polícia Federal realiza operação contra fraude à licitação de empresa em Ilhéus

13 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Policia Federal nesta quinta-feira (18)

Polícia Federal  realiza operação contra fraude à licitação de empresa em Ilhéus

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 18 de abril de 2024 às 09:26

Atualizado: no dia 18 de abril de 2024 às 10:14

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (18), uma operação para combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. Segundo a corporação, a empresa foi contratada para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.

Ainda de acordo com a PF, as investigações - que iniciaram em 2022 - apontam um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade. Foi observado que diversas obras não foram realizadas pela empresa que venceu a licitação, mas por pessoas vinculadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, e sem vínculos com a contratada.

No total, 13 mandados busca e apreensão são realizados em Ilhéus, Itabuna e Salvador. Os investigados podem responder por crime de frustação do caráter competitivo da licitação; fraude em licitação ou contrato; corrupção passiva; estelionato; falsidade ideológica e associação criminosa todos do código penal.