Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Cynthia Resende, presidente do TJ-BA, passa a ser a governadora da Bahia em exercício a partir desta manhã

Bahia

Cynthia Resende, presidente do TJ-BA, passa a ser a governadora da Bahia em exercício a partir desta manhã

Cynthia ocupará o cargo pelos próximos sete dias, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) cumpre agenda na Europa

Cynthia Resende, presidente do TJ-BA, passa a ser a governadora da Bahia em exercício a partir desta manhã

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2024 às 13:47

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), Cynthia Resende, passou a ser, desde a manhã deste sábado (11),  a governadora da Bahia em exercício. Ela ocupará o cargo pelos próximos sete dias, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) cumpre agenda na Europa. A cerimônia de transferência de cargo foi no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador.

 “É uma grande responsabilidade assumir o cargo de governadora de estado, mesmo interinamente e, ao mesmo tempo, é uma confiança do executivo no Tribunal de Justiça”, concluiu a governadora em exercício. Cynthia Resende é graduada em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, e está no TJ-BA desde 1984, quando foi aprovada no concurso público para o cargo de juíza. 

O substituto imediato de Jerônimo  seria o vice-governador Geraldo Júnior, o qual afirmou que irá renunciar à possibilidade para se concentrar nas eleições municipais em outubro deste ano, quando irá disputar a prefeitura da capital baiana.

Na linha sucessória,  o próximo que poderia assumir é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD). Entretanto, ele não poderá assumir o cargo, já que sua esposa, Denise Menezes,  é pré-candidata à Prefeitura de Campo Formoso. Segundo a Constituição,  cônjuge de governador ou de quem o haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito pode ser declarado inelegível.

Cynthia é a segunda mulher a assumir o cargo de governadora interinamente. Em 2008, a desembargadora Silvia Zarif assumiu o governo baiano enquanto o então governador Jaques Wagner (PT) estava em  viagem nos Estados Unidos.