Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Operação do MP contra 'central de fake news' prende suspeito em Lauro de Freitas

Bahia

Operação do MP contra 'central de fake news' prende suspeito em Lauro de Freitas

A investigação da “Operação DesFarsa” investiga um grupo criminoso que dissemina fake news sobre autoridades do RN

Operação do MP contra 'central de fake news' prende suspeito em Lauro de Freitas

Foto: Rodrigo Lacerda de Carvalho

Por: Metro1 no dia 27 de maio de 2024 às 16:06

O Ministério Público (MP) da Bahia cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, nesta segunda-feira (27), na casa de um suspeito de integrar uma “central de fake news” com atuação no Rio Grande do Norte. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), também participou da ação, apreendendo equipamentos eletrônicos e documentos do homem.

A Operação 'DesFarsa' está investigando um esquema criminoso que tem criado, disseminado e promovido falsas notícias sobre autoridades do RN, buscando manipular a opinião pública para fins políticos. A operação foi deflagradan pelo MP do estado, na última quinta-feira (23), quando foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada, no RN. 

De acordo com as informações do órgão, as investigações revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis de redes sociais, que divulga fake news para coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas. 

Uma das contas que realizava as postagens nas redes sociais, chega a ter mais de 20 mil seguidores. As atividades se enquadram em crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público e coação no curso do processo, além da prática dos delitos de associação criminosa do tipo milícia digital, com vistas à manipulação da opinião pública.