Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Em greve, professores de Simões Filho realizam passeata e cobram melhorias

Bahia

Em greve, professores de Simões Filho realizam passeata e cobram melhorias

Em greve há mais de 20 dias, professores municipais de Simões Filho se reuniram em uma caminhada pelas ruas da cidade, na manhã desta sexta-feira (8). [Leia mais...]

Em greve, professores de Simões Filho realizam passeata e cobram melhorias

Foto: Leitor/Metro1

Por: Gabriel Nascimento no dia 08 de abril de 2016 às 11:29

Em greve há mais de 20 dias, professores municipais de Simões Filho se reuniram em uma caminhada pelas ruas da cidade, na manhã desta sexta-feira (8). Os trabalhadores cobram melhorias nas condições de trabalho, a redução da carga horária, a igualdade do piso com o piso nacional e outros direitos assegurados no Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Municipal de Educação (PME), além do plano de carreira.

O líder do movimento, professor Maurício Valério, criticou o prefeito Eduardo Alencar (PSD), pela falta de compromisso com os professores. "O prefeito quer pagar o retroativo em 100 parcelas. Não aceitamos isso. Ele vai sair da gestão em dezembro e o novo gestor não vai ter a obrigação de pagar essa dívida com os professores. A dívida foi feita na gestão dele, ele fez a bola de neve. Queremos que ele pague pelo menos em 12 meses. Ele fez um acordo conosco e não cumpriu", disse ao Metro1.

Válerio destacou ainda a falta de atenção da mídia à situação da educação em Simões Filho. "As greves de Lauro e de Camaçari foram noticiadas por todas as redes de televisão. Só que em Simões Filho, ninguém faz. Achamos que a questão do monopólio do poder interfere", disse. Estima-se que greve afeta pouco mais de 20 mil estudantes. Uma nova assembleia está marcada para a próxima segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores, acompanhada de um ato fúnebre.

O Metro1 entrou em contato com a prefeitura de Simões Filho, mas até o momento não obteve resposta.