Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo do Estado aprova início das obras do VLT em Salvador

Bahia

Governo do Estado aprova início das obras do VLT em Salvador

O evento oficial acontece nesta sexta-feira (14) na Calçada

Governo do Estado aprova início das obras do VLT em Salvador

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Por: Metro1 no dia 13 de junho de 2024 às 16:58

As obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) receberá autorização para ser iniciada nesta sexta-feira (14), pelo governador do estado Jerônimo Rodrigues, em evento de assinatura de ordem de serviço, às 9h, na Estação da Calçada. O percurso será de 36,4 km, com 34 paradas. Entre outras intervenções, o projeto inclui revitalização da Estação Ferroviária da Calçada.

O último edital foi lançado em dezembro de 2023, pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e inclui três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã.

Apesar de não ter saído do papel, o governo estadual já gastou R$ 63 milhões com o projeto do VLT. Os dados disponibilizadas no Portal da Transparência mostram que esse valor foi dividido em três contratos: MPE Engenharia, o consórcio Consultor ER e a concessionária Metrogreen Skyrail, antiga responsável pela obra.

Desde a extinção dos trens do Subúrbio Ferroviário, em fevereiro de 2021, a única opção para os moradores e trabalhadores da região são os ônibus, demandando mais tempo de deslocamento e maiores investimentos, visto que, a tarifa para os trens eram de R$ 0,50.