Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos de artifício na Bahia

Bahia

Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos de artifício na Bahia

Em Serrinha, uma feira de fogos foi interditada por não atender aos critérios para armazenamento dos produtos

Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos de artifício na Bahia

Foto: Ascom-PC / Tony Silva

Por: Metro1 no dia 14 de junho de 2024 às 09:49

 

Uma ação com participação da Polícia Civil da Bahia desarticulou, nesta quinta-feira (13), uma fábrica clandestina de fogos de artifício em quatro propriedades rurais no município de Santo Antônio de Jesus. 

A ação terminou com um homem preso. Ele havia arrendado a área para produzir clandestinamente artefatos explosivos. Na Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, o suspeito foi flagranteado por posse, armazenamento e fabricação de artefato explosivo e incendiário, cuja pena varia de três a seis anos de reclusão. 

Durante a fiscalização foram apreendidos ainda 120 kg de pólvora a granel, 370 kg de nitrato de potássio e 18 m³ de fogos clandestinos. Todo o material fabricado seria comercializado de forma irregular em feiras. A ação contou também com fiscalização nos municípios de Sapeaçu, Cruz das Almas, Feira de Santana e Serrinha, onde uma feira de fogos foi interditada por não atender aos critérios para armazenamento dos produtos.

A ação é resultado do trabalho da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), da Polícia Civil, a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão é responsável por cumprir uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que determina a fiscalização sistemática da produção deste tipo de produto em Santo Antônio de Jesus e região, por conta da explosão de uma fábrica de fogos na cidade, em 1998, que deixou 64 pessoas mortas.