Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Durante São João número de vítimas de queimadura aumenta em 69% no HGE

Bahia

Durante São João número de vítimas de queimadura aumenta em 69% no HGE

No Hospital Regional de Juazeiro, no São João de 2022 foram registradas apenas oito ocorrências, e em 2023 o número caiu para três ocorrências

Durante São João número de vítimas de queimadura aumenta em 69% no HGE

Foto: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAEPEND/Direitos reservados

Por: Metro1 no dia 19 de junho de 2024 às 16:01

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou um aumento de 69% no número de pacientes com queimaduras durante o São João, os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A unidade é referência no tratamento de queimados e apresentou um aumento no número de ocorrências, saindo de 23 atendimentos no período de 2022 para 39 em 2023. 

No Hospital Regional de Juazeiro, no São João de 2022 foram registradas apenas oito ocorrências, e em 2023 o número caiu para três ocorrências. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foram registradas 12 ocorrências em 2023, o número caiu para sete ocorrências, representando uma queda de mais de 41% no número de atendimentos motivados por queimaduras. 

A Bahia conta com três centros de tratamento de queimados, instalados nos hospitais Geral do Estado (HGE), em Salvador, Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e do Oeste (HO), em Barreiras. As três unidades são integrantes da rede da Sesab, a pasta de Saúde reforçará a assistência durante o São João. Com reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo também no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, e Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Outra iniciativa durante o São João serão as ações de prevenção e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que em Ibicuí será de 20 a 24 de junho e em Cachoeira de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições já realizou testes entre 13 e 15 deste mês e voltará a funcionar de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.