Bahia
Prefeitura de Lauro de Freitas é acusada de tentar fechar creche que funciona há 40 anos em terreiro

Investimentos acontecem por meio do programa Nova Indústria Brasil, inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (14), que fará o investimento de R$ 222 milhões na Bahiafarma. A iniciativa acontecerá através do Nova Indústria Brasil, inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação foi confirmada durante o lançamento do Programa Mais Investimento para o Complexo Industrial da Saúde, em Brasília.
No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, foram apresentados os detalhes da ação que tem o objetivo de estruturar e modernizar a Bahiafarma em duas frentes principais: a criação de uma planta para a produção de kits diagnósticos, como testes rápidos para detecção de hepatites virais, e outra para a produção de sólidos orais via úmida, como medicamentos em comprimidos.
A partir de setembro a BahiaFarma já poderá inscrever projetos para Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), com o intuito de fortalecer ainda mais a capacidade de produção nacional por meio da transferência de tecnologia.
Presidente da Bahiafarma, a infectologista Ceuci Nunes esteve no Jornal da Cidade na última segunda-feira (12) e revelou a expectativa para o anúncio deste investimento. De acordo com ela, a entidade já apresentou cinco projetos de estruturação e de reestruturação, que estão em processo avançado de avaliação. “Esses recursos são pra gente trabalhar e participar das parcerias de desenvolvimento de produto com o ministério da Saúde [...] nós estamos trabalhando a todo vapor e vamos reerguer a BahiaFarma”, disse Ceuci, que está à frente da instituição há um ano, com um projeto de modernizá-la para ajudar a atender às demandas do SUS.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.