Bahia
Catamarãs substituirão lanchinhas na travessia Salvador-Mar Grande
O prazo máximo para substituir as lanchas por catamarãs é de dois anos a partir da entrega da reforma do Terminal Marítimo de Vera Cruz
Foto: Divulgação/Astramab
As “lanchinhas” que fazem a travessia marítima Salvador-Mar Grande serão substituídas por catamarãs. O governo da Bahia, por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), publicou o edital para empresas interessadas em participar da licitação para a concessão das linhas, justificando a mudança pela modernização do serviço.
O edital prevê que as lanchas atualmente utilizadas nas travessias sejam substituídas por catamarãs, embarcações já conhecidas por quem viajou na travessia Salvador-Morro de São Paulo. “As embarcações tipo catamarãs foram escolhidas devido às suas características operacionais mais modernas e ao conforto e segurança, que proporcionarão aos usuários dos serviços, tais como maior velocidade (de 15 a 22 nós), menor balanço, maior espaço interno, menor nível de ruído e capacidade para transporte entre 200 e 300 passageiros”, justifica a Agerba no edital.
A substituição das embarcações dependerá do andamento das obras de ampliação do píer de atracação do Terminal Marítimo de Vera Cruz. O prazo máximo para substituir as lanchas por catamarãs é de dois anos a partir da entrega da reforma do terminal. A abertura para recebimento das propostas dos interessados será no dia 15 de outubro, e o prazo para concessão será de 15 anos, prorrogável pelo mesmo período.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.