Bahia
Centros comerciais são fiscalizados durante "Operação Black Friday"
Nove lojas já foram vistoriadas durante a ação conjunta, sendo quatro delas autuadas criminalmente pela Decon e administrativamente pelo Procon
Foto: Ascom/PC
A segunda fase da Operação Black Friday 2024, realizada nesta sexta-feira (29), resultou na autuação de quatro estabelecimentos comerciais por práticas abusivas contra consumidores. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil, em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Durante a fiscalização em nove lojas de um centro de compras na Avenida Tancredo Neves, foram identificadas irregularidades como publicidade enganosa e omissão de informações essenciais. Os responsáveis responderão a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê pena de até um ano de detenção.
De acordo com o delegado Thiago Costa, titular da Decon, as irregularidades incluem propagandas falsas que em muitos casos, a empresa coloca cartazes anunciando descontos em produtos que não existem, enganando o consumidor e violando seus direitos.
Outros dois centros comerciais, localizados na Avenida Tancredo Neves e no Horto Bela Vista, também serão vistoriados nos próximos dias. O objetivo é coibir práticas prejudiciais durante o período de promoções intensas, garantindo maior segurança para quem aproveita as ofertas da Black Friday.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.