
Bahia
Micareta de Feira pode mudar de data a partir de 2026; saiba motivo
Prefeito propõe novo calendário e mira planejamento mais eficaz

Foto: Luis Troina/Prefeitura de Feira de Santana
A Micareta de Feira de Santana, considerada o maior Carnaval fora de época do país, pode passar a ser realizada em novembro a partir de 2026. A possibilidade foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo prefeito José Ronaldo (União), que pretende debater o tema com setores ligados à organização do evento. A mudança visa reduzir os impactos das chuvas típicas do outono e melhorar o planejamento da festa.
A micareta, segundo ele, surgiu após um episódio de fortes chuvas durante o Carnaval, o que levou à transferência para abril. Em 2024, o evento aconteceu de 1º a 4 de maio porque o dia 18 de abril coincidiu com a Semana Santa. Para o gestor, novembro surge como alternativa por permitir que a prefeitura se dedique ao São João e ao São Pedro, além de garantir tempo para estruturar uma micareta mais robusta.
A decisão final será anunciada até julho. Um dos objetivos da mudança é ampliar o prazo para captação de patrocínios. Ele defendeu que não é mais possível negociar apoios com apenas 30 dias de antecedência, como tem ocorrido.
O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, acredita que a nova data pode fortalecer o evento e atrair mais visitantes. Segundo ele, novembro oferece menor concorrência com outras festas e amplia as chances de transformar Feira em um polo nacional de grandes eventos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.