
Bahia
Lula confirma participação no feriado do 2 de Julho em Salvador
Presidente deve chegar na capital baiana por volta das 17h40 desta terça-feira (1°)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa das comemorações pelos 202 anos da Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2), em Salvador. Ele chega à capital nesta terça (1º), por volta das 17h40. Na quarta, deve se unir ao governador Jerônimo e outras autoridades, no cortejo cívico, por volta das 9h30, na altura do Convento da Soledade.
A programação começa às 8h, com o hasteamento das bandeiras e a entrega simbólica dos carros da Cabocla e do Caboclo. A data celebra a expulsão definitiva das tropas portuguesas em 1823, marcando o encerramento do processo de independência iniciado em 7 de setembro de 1822.
Durante evento em 2024, Lula defendeu que o 2 de Julho também seja reconhecido como data oficial da independência do Brasil. Na ocasião, afirmou que, ao contrário do 7 de Setembro, o 2 de Julho representou uma verdadeira luta popular, com a participação decisiva de mulheres e heróis anônimos.
Ele também destacou que o país precisa recontar sua história, valorizando o papel da população baiana na conquista da soberania. Segundo ele, essa mudança permitiria que o Brasil reconhecesse melhor suas raízes e o esforço coletivo que consolidou a independência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.