Sexta-feira, 25 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo federal assina ordem de serviço para nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BA

Bahia

Governo federal assina ordem de serviço para nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BA

Obra emergencial na BR-101, em Itapebi, terá investimento de R$ 104 milhões e nova ponte será entregue em 2026, segundo o Ministério dos Transportes

Governo federal assina ordem de serviço para nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BA

Foto: Reprodução/TV Bahia

Por: Metro1 no dia 24 de julho de 2025 às 13:12

A ordem de serviço que marca o início das obras emergenciais e da construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, no Sul da Bahia, foi assinada nesta quinta-feira (24) durante reunião virtual com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa.

Com investimento de R$ 104,78 milhões, a ação prevê tanto o reforço paliativo da ponte atual — que teve o tráfego interditado em maio deste ano — quanto a elaboração dos projetos de engenharia e a construção de uma nova travessia ao lado da estrutura existente.

Durante o ato de assinatura, o ministro Renan Filho afirmou que a obra será iniciada imediatamente e que a entrega da nova ponte está prevista para 2026. Ele também destacou a importância da retomada de investimentos na área de infraestrutura.

“Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, afirmou.

Já o governador Jerônimo Rodrigues reforçou a parceria entre os governos estadual e federal. “Quero, mais uma vez, lembrar que a Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Ele explicou com clareza, houve agilidade na liberação das licenças e a conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, afirmou.

A ponte atual foi interditada no dia 5 de maio, após avaliação técnica do DNIT indicar risco estrutural. Desde então, o tráfego entre Itabuna e Eunápolis tem sido desviado para rotas alternativas, utilizadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.

Em junho, foi autorizada a reabertura parcial da ponte, em sistema de “pare e siga”, para veículos leves e vans.

A BR-101 é um dos principais corredores logísticos da Bahia, fundamental para o turismo e para o escoamento da produção industrial e agrícola, especialmente nas regiões de Feira de Santana, Alagoinhas e do Extremo Sul do estado.