
Bahia
Quatro municípios da Bahia decretam situação de emergência por conta da estiagem
Água Fria, Piripá, Brotas de Macaúbas e Canudos enfrentam prejuízos econômicos e dificuldades para a população

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Governo da Bahia homologou os decretos municipais que declararam situação de emergência em quatro cidades afetadas pela estiagem: Água Fria, Piripá, Brotas de Macaúbas e Canudos. A medida foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (8) e permite a adoção de ações emergenciais de apoio à população e de mitigação dos danos.
Nos municípios de Água Fria, Piripá e Canudos, o decreto estadual valida o prazo de 180 dias de emergência definido pelas prefeituras, retroativo às datas das publicações locais, 8 e 17 de julho. Em Brotas de Macaúbas, o período será de 90 dias a partir de 10 de julho, abrangendo todo o território municipal. Em todos os casos, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) confirmou que a seca comprometeu atividades econômicas e condições de vida da população.
Com a homologação, as prefeituras ficam autorizadas a solicitar recursos e apoio técnico para enfrentar os efeitos da estiagem. Entre as medidas possíveis estão a distribuição de água potável, recuperação de sistemas de abastecimento e assistência a produtores rurais atingidos pela falta de chuvas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.