
Bahia
Criação de faixa exclusiva para motos é aprovada em Feira de Santana
Medida segue exemplo de Salvador e outras capitais

Foto: Divulgação/Transalvador
A criação da "Faixa Azul", corredor exclusivo para motos em vias movimentadas de Feira de Santana (BA), foi aprovada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil). A norma, publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (20), autoriza a prefeitura a iniciar as etapas necessárias para a implantação. A regulamentação deve ocorrer em até 30 dias.
A proposta visa diminuir acidentes com motocicletas e melhorar o fluxo de veículos. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) será responsável por realizar os estudos técnicos, instalar a sinalização e manter as faixas. Os principais corredores viários, como Noide Cerqueira, Presidente Dutra, Getúlio Vargas e Fraga Maia, estão entre os locais previstos.
Dados apresentados durante a tramitação apontam que motos representam a maior parte das ocorrências no trânsito da cidade. Com a medida, espera-se reduzir a pressão sobre os hospitais e garantir mais segurança aos condutores de motocicletas.
O modelo é inspirado em outras cidades brasileiras. Em Salvador, por exemplo, o sistema foi implantado em março na Avenida Bonocô, com pintura azul e branca, limite de 60 km/h e início da fiscalização com foco educativo. A capital baiana foi a terceira no país a receber autorização da Senatran para adotar a faixa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.