
Bahia
Governo lança licitação de obra de macrodrenagem no Bate-Facho em Salvador
Projeto do Novo PAC busca resolver problema histórico de alagamentos na região entre Imbuí e Pituaçu

Foto: Divulgação
Uma licitação para a obra de macrodrenagem do Bate-Facho, em Salvador, foi publicada neste sábado (6) no Diário Oficial do Estado. A intervenção será financiada pelo Novo PAC do Governo Federal e tem como objetivo acabar com os alagamentos que atingem a comunidade há décadas.
O projeto prevê a requalificação do canal já existente, a construção de uma bacia de detenção do outro lado da Avenida Paralela e a criação de um sistema de escoamento para direcionar as águas da Barragem de Pituaçu ao lago da Cachoeirinha, de forma segura, reduzindo o risco para os moradores.
De acordo com a Conder, as águas acumuladas poderão ser escoadas em poucas horas. O presidente do órgão, José Trindade, destacou que os investimentos em macrodrenagem já somam R$ 600 milhões em Salvador, contemplando bairros como Massaranduba, Vila Ruy Barbosa, Calçada, Dom Avelar e Bairro da Paz.
A abertura das propostas está marcada para 14 de novembro de 2025.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.