Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Operação da Receita na Bahia investiga servidor suspeito de favorecer importadoras com fraudes

Bahia

Operação da Receita na Bahia investiga servidor suspeito de favorecer importadoras com fraudes

Ação conjunta investiga servidor acusado de favorecer importadoras e receber pagamentos indevidos

Operação da Receita na Bahia investiga servidor suspeito de favorecer importadoras com fraudes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de setembro de 2025 às 10:24

A Corregedoria da Receita Federal, com apoio de outras áreas do órgão, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, deflagrou, nesta quinta-feira (11) a Operação Snooker para investigar condutas ilícitas de um servidor da Receita lotado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. As investigações começaram em 2022, após denúncia anônima, e apontam indícios de ocultação de bens, favorecimento a importadoras e pagamentos realizados por empresas ao servidor e seus familiares. A operação cumpre 22 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do Ceará e uma na Bahia.

Desde 2023, a Alfândega de Fortaleza intensificou ações fiscais no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização Aduaneira. Foram identificadas práticas como contrafação, subvaloração de mercadorias e interposição fraudulenta. Como resultado, houve a maior apreensão de mercadorias da história da unidade e a lavratura de mais de R\$ 30 milhões em autos de infração, impedindo a entrada irregular de toneladas de produtos no país.

Durante as fiscalizações, empresas investigadas tentaram interferir nos processos, incluindo ameaças a auditores e familiares e disseminação de notícias falsas. A Receita respondeu com a Operação Fortaleza, reforçando as equipes de fiscalização. A instituição reafirma o compromisso com a integridade do órgão e destaca que as operações Snooker e Fortaleza evidenciam a atuação firme e coordenada contra ilícitos e organizações criminosas.