Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Envolvido na morte de Mãe Bernadete é preso em operação nesta sexta-feira

Bahia

Envolvido na morte de Mãe Bernadete é preso em operação nesta sexta-feira

Integrante do Baralho do Crime, foi apreendido após fazer reféns em Simões Filho

Envolvido na morte de Mãe Bernadete é preso em operação nesta sexta-feira

Foto: Reprodução- Instituto Socioambiental/Henrique Duarte

Por: Metro1 no dia 12 de setembro de 2025 às 07:00

Um dos suspeitos de  participar da morte de Mãe Bernardete em agosto de 2023, em Simões Filho, foi preso em operação da Polícia Civil, nesta sexta-feira (12). Josevan Dionísio dos Santos, o BZ ou Buzuim, é procurado por homicídio, tráfico de drogas e roubos, com dois mandados de prisão.

O suspeito tentou se esconder no Núcleo Habitacional Rubens Costa, em Simões Filho, fazendo o filho e a mulher como reféns. Equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do CORE isolaram a região e realizaram uma negociação para que ele se entregasse,que aconteceu cerca de 8h.

Josevan integrava o Baralho do Crime, em 2024, que é uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública que reúne os criminosos mais procurados da Bahia. Ele aparece na carta de número nove de Ouros. 

Ele é apontado como um dos executores imediatos do assassinato de Mãe Bernadete, sendo um dos cinco denunciados pelo Ministério Público . De acordo com a denúncia, a líder quilombola se tornou alvo porque sua atuação em defesa da comunidade quilombola e contra a expansão do tráfico de drogas não entrava em acordo com interesses da facção que atuava na região.