Quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Trotes passam de 210 mil chamadas e sobrecarregam serviços de emergência na Bahia

Bahia

Trotes passam de 210 mil chamadas e sobrecarregam serviços de emergência na Bahia

Entre janeiro e agosto deste ano, 6,4% das ligações recebidas pela Segurança Pública foram falsas; prática é crime e pode levar à prisão.

Trotes passam de 210 mil chamadas e sobrecarregam serviços de emergência na Bahia

Foto: Vitor Barreto/SSP

Por: Metro1 no dia 17 de setembro de 2025 às 15:03

Entre janeiro e agosto de 2025, mais de 210 mil chamadas recebidas pelos serviços de emergência na Bahia foram trotes. O número representa 6,4% das ligações atendidas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), responsável pelas centrais 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Ao todo, foram registradas 3,2 milhões de chamadas no período. Salvador e Região Metropolitana apresentaram os maiores índices, com 8,2% de ligações falsas, 78,3 mil do total de 956,5 mil atendimentos. No interior, foram 132 mil trotes entre 2,3 milhões de registros, o equivalente a 5,6%. Janeiro e junho, meses de férias escolares, lideraram em quantidade de chamadas falsas.

A capitã da Polícia Militar, Priscila Lemos, da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), alerta que a prática compromete o trabalho das forças de segurança. “Quando direcionamos recursos para atender uma chamada como essa, podemos estar deixando de atender ocorrências reais. As pessoas fazem isso como brincadeira, mas o resultado é extremamente perigoso”, afirmou.

Segundo a SSP, passar trote para serviços de emergência é crime previsto em lei, sujeito a multa e até três anos de prisão.