
Bahia
Construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começa em junho de 2026
Estrutura de 12,4 km será a maior sobre água da América Latina e deve gerar 7 mil empregos diretos.

Foto: Thuane Maria/GOVBA
A construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica terá início em junho de 2026, conforme anunciou nesta quarta-feira (17) o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A obra prevê também túneis e viadutos em Salvador, conectando a ponte à Via Expressa e às avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes.
Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a ponte será a maior da América Latina sob lâmina d’água. Ela ligará o Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) a Vera Cruz, na região da Gameleira, incluindo nova rodovia e duplicação de trechos da BA-001. A plataforma provisória do projeto começa a ser construída em maio de 2026 e levará cerca de um ano para ser concluída, funcionando em paralelo à ponte.
O projeto deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e beneficiar aproximadamente 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Segundo o governo, a obra vai impulsionar a economia local, atraindo novos empreendimentos em logística, comércio, indústria, serviços, turismo e mercado imobiliário.
Projeto
- O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será composto por cinco techos:
- Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
- Trecho 2 – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica;
- Trecho 3 – Ligação da ponte à nova variante na Ilha;
- Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande);
- Trecho 5 – Recuperação e duplicação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.
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