
Bahia
Esposa e filho do deputado Binho Galinha são presos em Salvador
Quatro policiais militares também foram presos

Foto: Jeferson Silva/Secretaria de Segurança Pública da Bahia
A esposa e o filho do deputado estadual Binho Galinha (PRD) foram presos preventivamente nesta quarta-feira (1º) durante a Operação Estado Anômico, em Feira de Santana. Foram detidos também quatro policiais militares responsáveis pela segurança do parlamentar.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, oito pessoas foram detidas na operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano já haviam sido presos em 2023, mas foram soltos em abril de 2024.
Os agentes estão cumprindo dez mandados de prisão preventiva, um deles direcionado ao deputado estadual, que não foi encontrado. Binho Galinha é apontado como chefe de uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, entre outras infrações penais.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) determinou o bloqueio de até R$9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa ligada ao esquema.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.