
Bahia
Lula anuncia universidade em Santo Amaro e investimentos na Bahia
Homenagem a Dona Canô e reforço à indústria e ao meio ambiente marcam visita presidencial

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari nesta quinta-feira (10) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma universidade em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A futura "Universidade Dona Canô" homenageará a mãe dos músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Dona Canô, falecida em 2012 aos 105 anos, é reconhecida como símbolo da cidade e teve sua sabedoria registrada em livros de Mabel Velloso, Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.
Lula também prometeu um projeto de revitalização ambiental em Santo Amaro, atendendo a uma antiga reivindicação de Dona Canô. Embora o presidente não tenha citado o nome do rio, suspeita-se que se trate do Rio Subaé, que sofre com contaminação por chumbo e é um dos mais importantes da cidade. A proposta visa recuperar a qualidade ambiental da região, marcada por passivos industriais históricos.
Além dos anúncios em Santo Amaro, o presidente visitou Maragogipe, onde oficializou a retomada do estaleiro Enseada e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), desativada desde 2018. Lula destacou que o Brasil voltará a produzir seus próprios fertilizantes. O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou mais de R$ 2 bilhões para a construção de seis navios de combate a vazamento de óleo, que serão utilizados pela Petrobras e devem começar a ser fabricados em março de 2026, com previsão de conclusão em quatro anos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.