
Bahia
Hospital Estadual da Criança incentiva doação de leite materno
Visando aumentar os estoques dos bancos de leite situados na Bahia, a pediatria do Hospital Estadual da Criança (HEC), do programa Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), em Feira de Santana, incentiva as mães que desejam doar o excesso de leite que produzem. [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Visando aumentar os estoques dos bancos de leite situados na Bahia, a pediatria do Hospital Estadual da Criança (HEC), do programa Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), em Feira de Santana, incentiva as mães que desejam doar o excesso de leite que produzem.
A pediatra do HEC, Dra. Milena Pessoa, ressalta a importância da doação. "O leite materno é completo, possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e previne contra diversas doenças. Além disso, contribui para o combate à mortalidade infantil. Ele deve ser o único alimento que o bebê deve ingerir até o sexto mês de vida", disse.
"E, após os seis meses, mesmo com a inserção de alimentos complementares, a criança deve continuar sendo amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade. Por isso, aconselho que aquelas mães que estão produzindo leite em excesso se solidarizem com inúmeras crianças que estão sem poder receber este alimento tão importante e realizem a doação", acrescentou a pediatra.
Qualquer mulher que amamenta pode realizar a doação de leite. É necessário estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. A mãe que deseja doar pode se dirigir a um banco de leite ou entrar em contato para receber orientações de como deve ser feita a doação, que vai ajudar muitas crianças prematuras cujas mães não conseguem produzir leite materno.
É importante lembrar que o leite materno não pode ser armazenado em qualquer lugar, apenas em recipiente de vidro de tampa plástica.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.