
Bahia
Em entrevista na TVE, MK relembra construção de igrejas projetadas por Lelé
Obras projetadas por Lelé durante gestão de Mário Kertész são relembradas em entrevista

Foto: Reprodução/TVE Bahia
Em entrevista à TVE, exibida nesta segunda-feira (20), Mário Kertész recordou a parceria com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, responsável por importantes obras realizadas durante sua trajetória política. A amizade e parceria entre os dois também é contada na autobiografia de MK, “Riso — Choro (e tudo mais que vem no meio)".
Entre as obras do arquiteto, MK destacou a Igreja da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Lelé fez essa igreja fantástica, belíssima, a Igreja da Ascensão do Senhor”, contou Kertész.
O ex-prefeito também lembrou que, anos depois, o arquiteto foi responsável por outro projeto marcante. “Por coincidência, quando João Paulo II veio à Bahia, numa visita ele pediu para a gente fazer uma igreja de novo, e Lelé fez a igreja de Nossa Senhora dos Alagados”, relatou.
Lelé, reconhecido pela aplicação pioneira da arquitetura industrializada no Brasil, foi um dos principais colaboradores de Kertész em iniciativas urbanas e sociais que marcaram a paisagem de Salvador. É dele também o projeto do Palácio Thomé de Souza, constuído em 14 dias para levar de volta a sede da prefeitura de Salvador para a Praça Municipal. Até 1986, ela funcionava no Solar Boa Vista, em Brotas, após o então governador Antônio Carlos Magalhães determinar a mudança para que "nenhum prefeito pensasse ser governador".
A entrevista, conduzida por Bob Fernandes, será ainda reprisado na TVE, no domingo (26), às 21h30, e pode ser acompanhado também no canal da emissora no Youtube.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.