
Bahia
Postos de combustíveis são interditados por fraude em bombas na Bahia
Fiscalização encontrou irregularidades em estabelecimentos de Cruz das Almas e Sapeaçu, onde bombas exibiam volume maior do que o entregue ao consumidor

Foto: Divulgação/Ibametro
Um posto de combustível foi interditado e outros dois tiveram bombas lacradas após fiscalização do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), dentro da operação Combustível Legal, realizada na segunda-feira (27). As equipes identificaram que os estabelecimentos estavam vendendo menos combustível do que o mostrado no visor das bombas. As irregularidades ocorreram em Cruz das Almas e Sapeaçu, no Recôncavo baiano.
Em Sapeaçu, um posto foi interditado e seis bombas foram lacradas, com recolhimento das placas de CPU. Já em Cruz das Almas, um estabelecimento teve quatro bombas interditadas, e as placas foram levadas para análise detalhada.
Outro posto do município também foi autuado por indícios de fraude na quantidade de combustível. Nesse caso, as placas de CPU foram recolhidas e o posto notificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por divergência na bandeira da distribuidora — apesar de estar cadastrado como bandeira branca, operava com a marca de uma empresa não divulgada.
O mesmo local foi notificado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) por usar três máquinas de cartão sem vínculo com o CNPJ da empresa, prática que pode indicar sonegação fiscal.
Segundo o Ibametro, cerca de 60 postos são fiscalizados por mês em todas as regiões da Bahia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

