
Bahia
Operação resgata 450 animais no interior da Bahia
Ação identificou criadouros irregulares, maus-tratos e irregularidades ambientais em municípios da região de Jacobina

Foto: Reprodução/COPPA
Mais de 450 animais foram resgatados ou entregues voluntariamente durante a 52ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, realizada entre os dias 12 e 25 de outubro. Ao todo, 228 animais foram devolvidos à natureza em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).
As equipes encontraram criadouros irregulares e situações de maus-tratos, incluindo o resgate de 33 galos e galinhas em uma rinha clandestina descoberta em Miguel Calmon, que resultou na condução do responsável à delegacia.
Além do resgate de animais, a FPI fiscalizou empreendimentos de mineração em Campo Formoso, Mirangaba, Jaguarari e Ourolândia. As inspeções identificaram supressão de vegetação nativa sem autorização, falta de planos de recuperação ambiental (PRAD), inconsistências em cadastros do CEFIR e passivos ambientais em áreas de extração paralisadas.
A ação também acompanhou o cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público da Bahia (MPBA) e visitou projetos de mitigação social, como o Parque das Macaqueiras, em Jacobina.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

