Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

Bahia

Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

A ação faz parte do Projeto Cidadão 60+ e ocorrerá em Salvador e em 48 municípios do interior, com prioridade para pessoas acima de 60 anos

Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

Foto: Divulgação/GOV-BA

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2025 às 18:39

Pessoas com mais de 60 anos terão atendimento prioritário para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste sábado (8), em Salvador e no interior da Bahia. A iniciativa faz parte da primeira edição do Projeto Cidadão 60+, promovido pelo SAC, que oferecerá atendimento exclusivo aos idosos durante o turno da manhã.

O agendamento deve ser feito pelo call center, pelos números (71) 4020-5353 (para ligações de celular) ou 0800 071 5353 (para telefones fixos). Já nas unidades do SAC Móvel, em Santa Luzia e Santa Maria da Vitória, o atendimento será por ordem de chegada.

A capital e a Região Metropolitana contam com 15 postos de atendimento, enquanto o interior reúne 20 unidades fixas e 27 pontos SAC, totalizando 49 municípios participantes da ação. O projeto, que será realizado um sábado por mês, busca garantir um atendimento especializado e acolhedor às pessoas idosas, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original (de nascimento ou casamento) e, caso esteja plastificada, também uma cópia. O novo modelo permite incluir informações como condições de saúde, tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.

A CIN tem versão digital, disponível no aplicativo Gov.br três dias após a impressão, e conta com um QR Code para verificação de autenticidade. A validade do documento varia conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e prazo indeterminado para quem tem acima de 60 anos.