Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

CNJ cobra Sesab para instalar cartórios em maternidades na Bahia

Bahia

CNJ cobra Sesab para instalar cartórios em maternidades na Bahia

O Conselho Nacional de Justiça determinou que a Secretaria de Saúde da Bahia adote medidas para garantir que recém-nascidos saiam das maternidades com a certidão de nascimento

CNJ cobra Sesab para instalar cartórios em maternidades na Bahia

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 11 de novembro de 2025 às 13:43

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cobrou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para implementar cartórios dentro das maternidades do interior do estado, assegurando que os bebês saiam do hospital com a certidão de nascimento.

De acordo com o CNJ, a Sesab não tem adotado as medidas necessárias para implantação dos cartórios nas maternidades baianas.

O juiz Moacir Reis Fernandes Filho, da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), reiterou a notificação enviada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), após o primeiro pedido ter sido ignorado. A Corregedoria estabeleceu um novo prazo de dez dias para que a pasta responda.

A medida atende a uma cobrança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca garantir o cumprimento da lei voltada ao combate do sub-registro, situação em que a criança não recebe a certidão de nascimento nos primeiros meses de vida. 

As exigências apresentadas apontam os pontos em que o governo estadual deve atuar: A Sesab deve informar quais dos 57 municípios identificados pelo CNJ, como Serrinha, Xique-Xique, Caetité e Itamaraju, possuem hospitais que funcionam efetivamente como maternidades.

Deve também criar uma norma que obrigue os hospitais a orientar as mães sobre o registro civil e encaminhá-las ao cartório antes da alta e avaliar a possibilidade de incluir o registro civil como um indicador de desempenho hospitalar, ou seja, hospitais que não colaborarem com a emissão da certidão poderão ter pontuação reduzida.

Apresentar uma lista completa dos municípios com índice de sub-registro acima da média nacional.

O CNJ também solicitou manifestações da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais da Bahia (Arpen-BA) e do comitê estadual responsável pelo tema, com o objetivo de desburocratizar o processo e assegurar o direito fundamental à certidão de nascimento.