
Bahia
Chuva causa interdição na BR-135 e alagamentos em cidades da Bahia
Temporal provoca danos no oeste e no interior; Defesa Civil monitora áreas afetadas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
As fortes chuvas que atingem a Bahia desde quarta-feira (19) provocaram a interdição do km 320 da BR-135, em São Desidério, no oeste do estado, além de alagamentos e transtornos em diversos municípios do interior.
O trecho da BR-135 foi bloqueado nesta sexta-feira (21) após um desvio ceder. A passagem improvisada estava sendo utilizada por causa das obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em uma ponte que passa por manutenção. A área afetada fica a cerca de 20 km de Barrilha de Correntina, no sentido de Correntina.
Como rota alternativa, motoristas devem seguir pelos acessos de Mocambo ou Santo Antônio.
Em Feira de Santana, a chuva intensa deixou ruas submersas e provocou alagamentos durante a madrugada. No bairro Mangabeira, um carro foi arrastado pela enxurrada e caiu em um córrego. O motorista foi resgatado por moradores usando cordas e não precisou de atendimento médico. O veículo foi removido do leito na manhã desta sexta.
Cidades como Araci, Mutuípe e Lençóis também registraram transtornos. Imagens mostram ruas e praças totalmente alagadas. Em Mutuípe, casas foram invadidas pela água, e em Lençóis o Rio Lençóis acumulou 80 milímetros de chuva em três horas, quase todo o volume previsto para novembro.
A Defesa Civil segue monitorando áreas com histórico de alagamentos, como Baraúnas, Mangabeira e Papagaio, em Feira de Santana. Já no estado, apenas 73 municípios não estão sob alerta laranja do Inmet, que segue válido até sábado (22).
Na quinta-feira (20), um apagão atingiu Feira de Santana e cidades da região, como Irará e Coração de Maria. O fornecimento foi restabelecido pela Neoenergia Coelba após cerca de duas horas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

