
Bahia
INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos
Órgão registra aumento de 23% nas solicitações e busca soluções para acelerar análises

Foto: Divulgação/INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instalou um comitê estratégico para tentar reduzir a fila de 2,8 milhões de solicitações de benefícios, entre aposentadorias, pensões e salário-maternidade. A iniciativa surge após o órgão registrar um crescimento de 23% no volume de novos requerimentos.
De acordo com o governo, o grupo terá a missão de acompanhar o fluxo de pedidos, avaliar gargalos e sugerir medidas para agilizar o atendimento. Mesmo com o acúmulo de processos, o INSS afirma que o tempo médio para concessão de benefícios vem diminuindo e hoje está em 35 dias.
Os dados mais recentes mostram que 920 mil processos podem ser solucionados diretamente pela autarquia. Já outros 1,9 milhão dependem de pendências externas, como envio de documentos ou regularização de dados biométricos, e também serão alvo de ações específicas do comitê.
O grupo trabalhará até 30 de junho de 2026. O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que apenas um terço da fila está sob controle direto do instituto e reconheceu que os mutirões têm sido fundamentais para reduzir o acúmulo de demandas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

