
Bahia
Ator Othon Bastos retorna à cidade de Tucano e revisita águas termais de Caldas do Jorro após 87 anos
Ator consagrado celebra trajetória e recebe homenagem em sua cidade natal

Foto: Cristina Granato
O ator Othon Bastos retorna a Tucano, sua cidade natal na Bahia, após 87 anos, para apresentar o monólogo “Não me entrego, não!”, no dia 30 de novembro, às 19h, na Praça da Matriz. A apresentação é gratuita e integra uma turnê nacional.
Durante a passagem pela região, o ator aproveitou para reviver um gesto carregado de memória afetiva. Aos 92 anos, voltou a desfrutar das águas termais de Caldas do Jorro, segundo ele, um dos locais mais simbólicos de sua infância.
Com 74 anos de carreira, o artista baiano revisita no palco momentos marcantes de sua vida e obra, no teatro e no cinema, em uma encenação que percorre memórias, desafios e conquistas de uma das figuras mais importantes das artes brasileiras.
Conhecido por grandes papéis no cinema, como em "Deus e o diabo na terra do sol" e "O pagador de promessas", Othon integrou a primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na década de 1960, fundou com João Augusto de Azevedo a Companhia de Teatro dos Novos. O grupo inaugurou o Teatro Vila Velha, em 1964, que segue como importante espaço cultural em Salvador até os dias de hoje.
Como parte da programação especial, o município realiza ainda uma mostra gratuita de filmes com participação de Othon Bastos, destinada a estudantes da rede pública. Durante o evento, o ator também será condecorado com a Medalha Padre José Gumercindo, a maior honraria de Tucano, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

