
Bahia
Bahia recebe mais de 40 mil doses de vacina que protege recém-nascidos
Campanha prioriza gestantes e prevê dose única por gestação

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Bahia vai receber 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. O lote, enviado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chega a Salvador nesta quarta-feira (3), e a imunização deve ser iniciada no dia seguinte nos municípios próximos à capital, seguindo cronograma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Pela primeira vez ofertado gratuitamente, o imunizante, que pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada, será destinado a gestantes a partir da 28ª semana. Não há restrição de idade e a aplicação deve ser feita em dose única a cada gestação.
Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR no país até 22 de novembro. Na Bahia, foram registrados 2.269 casos, sendo 1.870 em crianças menores de dois anos.
O VSR responde por cerca de 75% dos episódios de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças pequenas no Brasil. A vacina oferece proteção imediata e busca reduzir complicações entre gestantes e recém-nascidos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

