
Bahia
MP define nesta quinta a lista tríplice para escolher novo procurador-geral
Promotores e procuradores escolhem os três nomes que serão enviados ao governador para definir o comando do MP no biênio 2026-2028

Foto: Divulgação/MP-BA
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realiza, nesta quinta-feira (4), a eleição interna que definirá a lista tríplice a ser enviada ao governador, responsável por escolher quem ocupará a Procuradoria-Geral de Justiça no biênio 2026-2028.
O atual procurador-geral, Pedro Maia, tentará seguir à frente da instituição por mais um mandato. No comando desde 2024, ele aposta na continuidade da gestão iniciada há dois anos para se manter no cargo.
Disputam com ele dois integrantes da alta administração do órgão: o promotor André Luís Lavigne Mota, secretário-geral do MP-BA, e o promotor Luís Alberto Vasconcelos Pereira, secretário-geral adjunto. Luís Alberto tem passagem pela Polícia Civil de Sergipe, onde atuou como delegado, além de experiência como defensor público da União antes de ingressar no Ministério Público baiano.
Concluída a votação, os três nomes mais votados serão formalizados e encaminhados ao governador da Bahia, que tem autonomia legal para escolher qualquer um deles para chefiar o MP-BA nos próximos dois anos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

