Bahia
Encontro de Mulheres Municipalistas destaca liderança e fortalecimento da gestão pública na Bahia

Atual procurador-geral recebeu 613 votos; nomes serão enviados ao governador, que decide quem comandará o MP-BA no biênio 2026-2028

Foto: MP-BA/Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) escolheu, nesta quinta-feira (4), em eleição interna, a lista tríplice que será enviada ao governador, responsável por definir quem comandará a Procuradoria-Geral de Justiça no biênio 2026-2028. O atual procurador-geral, Pedro Maia, liderou a votação com 613 votos, o que corresponde a 98% dos votos válidos, a maior marca já registrada na história da instituição.
Também integram a lista Luiz Alberto Pereira, secretário-geral adjunto, que recebeu 188 votos, e o promotor André Lavigne, atual secretário-geral do MP-BA, com 167 votos.
Com a votação concluída, os três nomes mais votados serão formalizados e encaminhados ao governador da Bahia, que possui autonomia legal para escolher qualquer um deles para chefiar o MP-BA pelos próximos dois anos. Jerônimo Rodrigues tem o prazo de 15 dias para escolher e nomear quem conduzirá o Ministério Público baiano no biênio 2026-2028.
Ao todo, foram 628 votos de procuradores e promotores de Justiça, que fizeram sua escolha de forma remota ou presencial.
O atual procurador-geral está no comando desde 2024, ele aposta na continuidade da gestão iniciada há dois anos para se manter no cargo. No último pleito, em 2022, ele havia recebido 569 votos. Esta é a sexta vez consecutiva em que aparece como o candidato mais votado pela classe.
“Um resultado espetacular, que mostra um Ministério Público unido e coeso. A quase totalidade dos membros do MP da Bahia veio votar e demonstrou que deseja a continuidade de uma gestão que tanto fez pela sociedade baiana nestes últimos dois anos. Estou muito honrado. É a sexta vez consecutiva que figuro como o mais votado pela classe, com votações que aumentam a cada eleição, refletindo um apoio quase total. Como é um processo de duas etapas, aguardo com tranquilidade e expectativa a escolha e nomeação pelo governador do Estado”, afirmou Pedro Maia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.