
Bahia
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho será inaugurado na próxima segunda-feira
Museu passou por intervenções estruturais e obras de acabamento que permitiram recuperar sua integridade física e histórica

Foto: Divulgação/Prefeitura de Candeias
Após mais de duas décadas fechado, o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho será inaugurado na próxima segunda-feira (8), em Caboto, distrito de Candeias. A reabertura marca a conclusão de um amplo processo de requalificação e restauro, que envolveu investimentos de aproximadamente R$ 27 milhões. O equipamento cultura estava totalmente pronto e aguardava apenas ajustes de agenda para ser entregue ao público.
Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o museu passou por intervenções estruturais e obras de acabamento que permitiram recuperar sua integridade física e histórica. Além disso, técnicos do órgão finalizaram o projeto expográfico, criando novos espaços, percursos e ambientações que se alinham ao conceito museográfico atualizado, oferecendo ao visitante uma experiência renovada e mais imersiva.
A última etapa da requalificação, a expografia, esteve sob responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e chegou a ficar paralisada, uma vez que organiza a linguagem, pesquisa e narrativa das exposições. Com essa fase concluída, o museu está pronto para receber o público novamente, retomando seu papel como referência cultural do Recôncavo e ampliando o acesso à história, arte e memória da região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

