Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Jerônimo defende modelo cooperativo e celebra visibilidade a cadeias produtivas

Bahia

Jerônimo defende modelo cooperativo e celebra visibilidade a cadeias produtivas

Governador destaca visibilidade às cadeias produtivas e anuncia novos editais para estimular o desenvolvimento rural na Bahia

Jerônimo defende modelo cooperativo e celebra visibilidade a cadeias produtivas

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Por: Metro1 no dia 11 de dezembro de 2025 às 13:32

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância do modelo de negócio cooperativo, que tem proporcionado maior visibilidade a cadeias produtivas antes marginalizadas. A afirmação foi feita em entrevista a jornalistas durante a abertura do Encontro Nacional de Cooperativas, realizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Costa Azul, em Salvador, 

“A Bahia está recebendo aqui um evento nacional promovido inclusive pela coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ministro Paulo [Teixeira] e presidente Lula. Um encontro importante que é uma interação de um modelo de fazer negócios, um negócio cooperativo. Aqueles pontos e aquelas cadeias que tinham pouca visibilidade, as cooperativas trabalhando, resistindo, lutando”, disse.

O governador enfatizou que esse movimento assegura uma projeção concreta antes inexistente. Segundo ele, trata-se de um arranjo produtivo cuja responsabilidade é majoritariamente dos agricultores familiares, cabendo ao governo atuar como colaborador no fortalecimento econômico das cidades, do estado e de toda a região Nordeste.

“Isso é uma visibilidade prática que não tinha antes, digamos assim, disseminada com a força que têm. Nós estamos falando de uma cadeia ou de um arranjo produtivo que nós de governo, nós não somos os responsáveis diretos. É de responsabilidade do agricultor familiar. Nós somos parceiro de um arranjo que fortalece a imagem da economia de municípios, do estado, de uma região Nordeste e do país. Então nós sabemos o nosso lugar. A gente tem a certeza disso. Nosso lugar é de garantir as leis, garantir a segurança jurídica, garantir o orçamento”, continuou.

O encontro reúne iniciativas estratégicas que visam impulsionar e expandir internacionalmente o cooperativismo. O Programa Cooperar para Exportar qualificará 200 cooperativas para ingressar no mercado externo e obter cotas exclusivas em feiras internacionais previstas para 2026. Já o Exporta Mais Cooperativas viabiliza rodadas de negócios com 31 compradores estrangeiros de 11 setores distintos.

Durante a solenidade, Jerônimo autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a iniciar os procedimentos para cinco novos editais do projeto Bahia que Produz e Alimenta. As chamadas contemplam os segmentos da mandioca, de fitoterápicos, da caprinocultura e ovinocultura, da avicultura caipira e do turismo rural, iniciativas que reforçam a geração de renda e ampliam oportunidades no meio rural. O governador ainda sublinhou a importância do intercâmbio promovido pela programação.

“A feira serve para isso. Esse encontro de cooperativas serve para isso, para intercambiar as práticas tanto na produção quanto na gestão, exportação para além dos ambientes, das fronteiras nacionais, para que o mundo veja a capacidade. O Lula tem viajado muito, tem percorrido muitos países, levando a imagem de um Brasil produtor, de um Brasil responsável. E em ano de COP, nada é melhor do que ter uma agricultura familiar forte, um desenvolvimento agro sustentável”, finalizou.