
Bahia
Eunápolis pode ganhar pista de grau para prática esportiva de manobras com motos
Proposta da deputada Cláudia Oliveira prevê espaço seguro e regulamentado para reduzir riscos no trânsito e incentivar o esporte

Foto: Reprodução Prefeitura Vera
A cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, poderá contar com uma pista específica para a prática do chamado “grau de moto”, modalidade que envolve manobras de empinar motocicletas. A proposta foi apresentada pela deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), que solicitou ao Governo do Estado a construção do equipamento público.
Segundo a parlamentar, a iniciativa busca oferecer um espaço adequado, seguro e regulamentado para os praticantes, contribuindo para a redução de riscos nas vias públicas. A medida também tem como objetivo estimular o lazer, o esporte e políticas de inclusão social, além de atuar na prevenção de acidentes.
“A construção de uma pista do grau no município de Eunápolis atende a uma demanda crescente dos praticantes dessa modalidade esportiva, que carecem de um espaço adequado. Atualmente, muitos jovens realizam manobras em vias públicas, o que expõe não apenas os praticantes, mas também motoristas e pedestres a riscos significativos”, argumentou Cláudia Oliveira.
A pista de grau é destinada exclusivamente à realização dessas manobras em ambiente controlado, afastado do trânsito urbano, o que ajuda a evitar infrações e acidentes. De acordo com a deputada, o equipamento pode beneficiar não apenas Eunápolis, mas também servir como referência para outros municípios do extremo sul baiano, fortalecendo ações de esporte, lazer e convivência comunitária.
A prática do grau consiste em levantar a roda dianteira da motocicleta e manter o equilíbrio sobre a roda traseira, geralmente com aceleração contínua. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a modalidade surgiu na década de 1970, na Califórnia, e teve seu primeiro campeonato nacional no Brasil em 2013, homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo.
Em diversas cidades brasileiras, projetos de lei já reconhecem o grau de moto como prática esportiva, a exemplo de iniciativas que estabelecem regras de segurança, como distanciamento do público, uso de equipamentos de proteção individual e exigência de pistas com dimensões mínimas e estrutura adequada.
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