
Bahia
Projeto de lei quer proibir fogos de artifício perto de animais na Bahia
Proposta na Alba prevê multas e até interdição de atividades em caso de descumprimento

Foto: Canva Imagens/Divulgação
A Bahia pode proibir o uso de fogos de artifício em eventos realizados com a participação ou proximidade de animais. Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) propõe coibir o manuseio, a utilização, a queima e a soltura desses itens em situações que envolvam os bichos.
A proposta abrange eventos como rodeios, cavalgadas, vaquejadas, além de exposições e feiras de venda de animais. O texto também prevê a proteção de abrigos, a exemplo de canis, zoológicos e santuários.
De acordo com o projeto, em caso de descumprimento, será aplicada punição progressiva, que pode incluir multa e até a interdição das atividades, quando houver empresa responsável pelo espetáculo pirotécnico.
Autor da proposta, o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) destacou os riscos do barulho para os animais. "Os animais se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões. Portanto, o barulho causado por espetáculos e festejos promove pânico e desorienta os animais, vez que eles possuem uma sensibilidade auditiva muito superior ao ouvido humano", afirmou.
“A vibração resultante dos sons geralmente atinge um tom muito agudo na natureza, proporcionando uma sensibilidade nos animais. Muitos deles podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte”, completou o parlamentar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

