
Bahia
Petróleo e Gás: Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Petrobras iniciou negociações para a recompra da Refinaria de Mataripe, localizada em São Francisco do Conde

Foto: Divulgação / MME
A Bahia vai ganhar duas novas refinarias de petróleo e gás em 2026, que ficarão na Região Metropolitana de Salvador, em Simões Filho e Camaçari, conforme consta no Painel Dinâmico de Autorizações de Refinarias, da Agência Nacional de Petróleo.
Em Simões Filhos — Região Metropolitana de Salvador (RMS) — a Brasil Refinarias está com cerca de 95% das obras concluídas, e a previsão é de produzir 736 barris de petróleo por dia. Já em Camaçari, a Dax Oil também deve ser inaugurada em 2026, e a espera é de que a produção seja de 15.695 barris por dia.
Refinaria Mataripe
Nas últimas semanas, a Petrobras iniciou as negociações para a recompra da Refinaria de Mataripe, localizada em São Francisco do Conde, mas a proposta formal deve ocorrer somente em 2026.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

