
Bahia
Ribeira do Pombal proíbe destilados após casos de intoxicação
Medida preventiva vale até 5 de janeiro de 2026

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
A Prefeitura de Ribeira do Pombal anunciou, nesta quarta-feira (31), a proibição da venda e distribuição de bebidas alcoólicas destiladas em todo o município até o dia 5 de janeiro de 2026. A decisão foi tomada após a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmar a intoxicação por metanol em sete pessoas da cidade, internadas no Hospital Geral Santa Tereza no domingo (28) e na segunda-feira (29).
Segundo o decreto, ficam proibidos a comercialização, distribuição e consumo de whisky, vodka, cachaça, gin, rum e similares. A venda de cerveja, chopp e bebidas não alcoólicas permanece permitida. Em comunicado oficial, a prefeitura informou que a medida é excepcional e preventiva, adotada para proteger a saúde da população enquanto continuam as ações de investigação, fiscalização e controle sanitário.
Seis pessoas deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza na segunda-feira (29), com suspeita de intoxicação após participarem de uma festa de noivado no domingo (28). Uma sétima vítima foi atendida no domingo, com os mesmos sintomas, após comprar bebida no mesmo estabelecimento que forneceu os produtos para a festa. As internações superaram a capacidade da UTI do hospital, exigindo a convocação de profissionais de saúde e a transferência de dois pacientes para o Instituto Couto Maia (ICOM), em Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

