A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, neste sábado (3), que investiga três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, sete ocorrências foram confirmadas, todas em Ribeira do Pombal, no nordeste do estado, sendo uma delas com óbito.
Segundo a pasta, foi firmada uma parceria com o Ministério da Saúde e com secretarias municipais para intensificar ações de vigilância, além de reforçar a conscientização da população sobre os riscos e os cuidados preventivos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.
Os primeiros registros ocorreram em 31 de dezembro de 2025, após laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal e também em amostras de sangue de sete pacientes internados com sintomas de intoxicação.
O estabelecimento onde as bebidas foram adquiridas foi lacrado, e outros dois depósitos tiveram produtos apreendidos durante a operação.
Entre os sete intoxicados, seis relataram ter consumido um drink à base de vodca durante uma festa de noivado. Lais Santana Dias, Maria Clara Nascimento de Souza, Maria Viviana Santos Almeida e Josefa Soares de Almeida, que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, receberam alta após apresentarem melhora no quadro clínico.
Já Edicleia Andrade de Matos, madrasta da noiva, e Daniele Barbosa do Carmo Matos, prima do noivo, foram transferidas para Salvador e permanecem internadas no Hospital Couto Maia, em estado de saúde mais grave.
A única morte registrada na Bahia foi a de Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos. Ele foi a primeira pessoa a apresentar sintomas graves após ingerir a bebida contaminada. Inicialmente internado na UTI do Hospital Geral Santa Tereza, no dia 27 de dezembro de 2025, apresentava quadro clínico severo, com tontura intensa, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia. Diante da gravidade, foi transferido para a capital baiana, mas não resistiu.



