
Bahia
Após sete meses, Inema irá retomar divulgação das praias próprias para banho na Bahia na próxima sexta
Relatório indica semanalmente quais praias estão próprias ou impróprias para banho ao longo do litoral baiano

Foto: Danilo Puridade/ Metropress
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) anunciou que vai retomar na próxima sexta-feira (16), o Boletim de Balneabilidade, com informações sobre a qualidade da água das praias da Bahia. Depois disso, os resultados passarão a ser divulgados toda semana.
Segundo o órgão, as análises não foram feitas entre os meses de junho e novembro por causa de questões contratuais. O trabalho foi retomado em dezembro, e as equipes voltaram a coletar e analisar amostras de água normalmente. Essas análises servem para indicar se a água do mar está própria ou imprópria para banho, ou seja, se oferece ou não riscos à saúde de quem entra no mar. Para que a classificação seja divulgada, são necessárias cinco semanas seguidas de coleta e análise.
O monitoramento é feito pelo Inema em toda a costa baiana, seguindo regras nacionais que definem os limites de segurança da água para atividades como banho de mar. Atualmente, são analisados 147 pontos ao longo do litoral da Bahia, sempre em locais com maior presença de banhistas.
As coletas acontecerão uma vez por semana, geralmente pela manhã, e irão orientar a população sobre quais praias são mais seguras para aproveitar o mar sem riscos à saúde.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

