
Bahia
Polícia Civil da Bahia capacita agentes para uso de drones em operações
Curso com duração de sete dias forma policiais para monitoramento aéreo e apoio a ações investigativas em todo o estado

Foto: Haeckel Dias/PCBa
A Polícia Civil da Bahia iniciou um Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP) para 24 agentes, desde a última segunda-feira (5), na Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador, para uso de drones no monitoramento aéreo e apoio nas ações investigativas e operacionais da corporação.
A formação tem duração de sete dias, com carga horária de 56 horas e será realizado em regime de internato até o próximo domingo (11), é ministrado por cinco instrutores da unidade, especializados em operações especiais e no uso tático de drones. O objetivo é preparar os policiais para atuar em municípios que ainda não contam com servidores habilitados para esse tipo de operação.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Estamos fortalecendo a Polícia Civil com formação técnica, inovação e planejamento. O uso de drones amplia nossa capacidade de resposta, qualifica as investigações e contribui para operações mais seguras e eficientes em todo o estado”, disse o governador.
A capacitação segue normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O treinamento tem a participação de servidores dos municípios de Salvador, Alagoinhas, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Seabra, Irecê, Serrinha, Jacobina, Paulo Afonso, Brumado, Itapetinga, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha e Santa Maria da Vitória, e dois policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

