
Bahia
Após reabertura, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho recebe mais de 5 mil pessoas em um mês
Mesmo com registros parciais, os dados apontam visitação constante desde a reabertura

Foto: Fernando Barbosa/IPAC
Após reabertura no dia 8 de dezembro de 2025, o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho já recebeu mais de 5 mil visitas neste primeiro mês. O movimento confirma a retomada do espaço como ponto cultural da Bahia e chama atenção para a nova forma de apresentar seu conteúdo, no Engenho Freguesia, em Caboto, na cidade de Candeias.
O museu funciona em um casarão do século XVIII, reconhecido como patrimônio nacional. No local, o acervo reúne móveis antigos, roupas de época, obras artísticas, documentos e objetos históricos que ajudam a explicar a formação do Recôncavo Baiano e seu papel na história do país.
Com a reabertura, a exposição passou a adotar uma leitura mais ampla do período colonial. A proposta destaca a presença dos povos originários e das populações negras, abordando o trabalho escravizado e suas consequências sociais, econômicas e culturais na região.
A maioria dos visitantes veio da Bahia, principalmente de Salvador, Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. O museu também recebeu pessoas de outros estados e de países como França, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Canadá. Mesmo com registros parciais, os dados apontam visitação constante desde a reabertura.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

