Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Conheça Velloso, o soteropolitano que decifra os segredos das celebridades através da leitura labial

Bahia

Conheça Velloso, o soteropolitano que decifra os segredos das celebridades através da leitura labial

Especialista já interpretou fala de jogadores e artistas como os cantores Roberto Carlos, Ana Casela, e a baiana Ivete Sangalo

Conheça Velloso, o soteropolitano que decifra os segredos das celebridades através da leitura labial

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2026 às 18:44

Atualizado: no dia 13 de janeiro de 2026 às 18:53

O soteropolitano Gabriel Velloso, de 32 anos, popularmente conhecido nas redes sociais apenas como Velloso, é o nome por trás de leituras labiais que viralizam ao revelar o que jogadores, políticos e artistas dizem. O especialista, que já soma mais de um milhão de seguidores no Instagram, foi o entrevistado do Jornal da Cidade nesta segunda-feira (13).

Torcedor do Bahia, Velloso começou a decifrar falas em campo em 2024. “Surgiu como uma curiosidade em saber o que os jogadores do meu time do coração falavam. Comecei a fazer de maneira despretensiosa, sem saber como fazer”, conta. Para ele, a técnica exige constância: “Leitura labial é como se fosse dirigir um carro, você aprende a teoria, só que para se tornar um expert, para dirigir bem, você precisa praticar todos os dias.”

Para ele, o trabalho vai muito além de observar o movimento dos lábios, envolvendo uma análise mais profunda. “Eu faço muito mais que uma leitura labial. Eu faço a leitura da fala, tenho que analisar as expressões faciais, a linguagem corporal, o contexto da cena e o ambiente que ela está”, explica.

Do Menino Ney a Rayssa Leal
Neymar Jr. é um dos favoritos de Velloso pela clareza e pelo engajamento. “Qualquer coisa que eu fale do Neymar dá uma audiência absurda. Eu gosto muito de fazer leitura do Neymar porque ele se expressa bem, tem uma dicção boa, abre a boca para falar, então é muito mais fácil para mim.” Já casos como o de Rayssa Leal, que falou palavras de autoafirmação antes de uma competição, surpreendem pelo conteúdo emocional: “Eu não esperava que ela falaria isso, ninguém esperava porque são palavras de autoafirmação”, revela sobre a skatista.

Ética e polêmicas por trás das leituras 
A profissão exige cautela e ética. Velloso recorda que, no início, enfrentou resistência ao revelar que um jogador do Vitória temia que "iria ficar feio" se seu colega não comemorasse com a torcida. Hoje, ele filtra o que publica sobre artistas e políticos: “Tem algumas polêmicas que podem prejudicar determinada pessoa, eu evito.”

Além do futebol, outros artistas como os cantores Roberto Carlos, Ana Casela, e a baiana Ivete Sangalo já foram interpretados pelo especialista.

Clique aqui para conferir a entrevista completa.